Olá! Sejam bem vindos!

sábado, 13 de agosto de 2011

REENCARNAÇÃO NO HINDUÍSMO

A RELIGIÃO HINDU É VASTA E VARIADA. SEUS ADEPTOS ADORAM UMA SÉRIE DE DEUSES E CELEBRAM DIVERSAS TRADIÇÕES. AINDA ASSIM O HINDUISMO, A RELIGIÃO EM PRÁTICA MAIS ANTIGA DO MUNDO, É UNIDA PELA ACEITAÇÃO DO SAMSARA, UMA CADEIA DE NASCIMENTOS E MORTES LIGADAS PELA REENCARNAÇÃO. CONTROLAR O SAMSARA É A LEI DO CARMA. OS HINDUS ACREDITAM QUE TODOS OS INDIVÍDUOS ACUMULAM CARMA DURANTE UMA VIDA. BOAS AÇÕES GERAM BOM CARMA, E MÁS AÇÕES CRIAM CARMA NEGATIVO. ELE NÃO É DETERMINADO OU REGULADO POR NENHUM DEUS; SIMPLESMENTE É ADQUIRIDO POR UM INDIVÍDUO E PASSADO PARA SUAS VIDAS POSTERIORES.
MAS ENQUANTO O BOM CARMA ACABA GARANTINDO A UMA PESSOA UMA POSIÇÃO MAIS ALTA NO SISTEMA DE CASTAS EM UMA VIDA FUTURA, O OBJETIVO FINAL DE QUALQUER ADEPTO DO HISDUÍSMO É A MOKSHA, OU SALVAÇÃO DO SAMSARA. A MOKSHA É O ÚLTIMO DOS 4 PRINCIPAIS OBJETIVOS HINDUS. OS TRÊS PRIMEIROS - CARMA, ARTHA E DHARMA - DIZEM RESPEITO ÀS BUSCAS TERRENAS, COMO PRAZER, PODER OU BEM-ESTAR E VIRTUDE.

IRONICAMENTE, PARA ALCANÇAR A MOKSHA, VOCÊ DEVE FAZER UM ESFORÇO PARA NÃO DESEJÁ-LA. A SALVAÇÃO CHEGA APENAS QUANDO A PESSOA ABADONA TODAS AS BUSCAS E DESEJOS E ACEITA QUE A ALMA INDIVIDUAL É A MESMA QUE BRAHMAN, A ALMA UNIVERSAL OU DEUS. AO SAIR DESSE CICLO, UM INDIVÍDUO NÃO PRECISA MAIS SUPORTAR A DOR E O SOFRIMENTO DA EXISTÊNCIA TERRENA SUCESSIVAS VEZES.
A CRENÇA NA REENCARNAÇÃO É PREDOMINANTE TAMBÉM EM DUAS RELIGIÕES NA ÍNDIA: JAINISMO E SIKHISMO. OS ADPTOS DO JAINISMO ACREDITAM QUE A ALMA ACUMULA O CARMA NA FORMA DE UMA SUBSTÂNCIA FÍSICA, DIFERENTEMENTE DA IDÉIA CONCEITUAL DA LEI CÁRMICA DOS HINDUS. SE A ALMA ESTIVER CARREGADA DE PARTÍCULAS CÁRMICAS, ELA PRECISA ESTAR LIGADA A UM CORPO, INICIANDO UMA SÉRIE DE RENASCIMENTOS. SOMENTE QUANDO A ALMA ESTIVER LIVRE DE TODO O CARMA PODERÁ SAIR DO CICLO DE REENCARNAÇÃO E JUNTAR-SE A OUTRAS ALMAS DESENCARNADAS NUM ESTADO DE PERFEIÇÃO. NO ENTANDO, JÁ QUE OS SEGUIDORES DO JAINISMO ACREDITAM QUE A LIBERTAÇÃO É IMPOSSÍVEL NO PRESENTE, OS ADEPTOS MAIS FIÉIS SIMPLESMENTE BUSCAM A PURIFICAÇÃO.
A RODA ESTÁ GIRANDO

OS JAINISTAS COMPARAM O TEMPO A UMA RODA COM SEIS RAIOS. OS TRÊS PRIMEIROS RAIOS DA RODA REPRESENTAM A ERA DE OURO DO JAINISMO, E AS ÚLTIMAS TRÊS REPRESENTAM O DECLÍNIO DA RELIGIÃO E A CONSEQÜENTE EXTINÇÃO ANTES DO RENASCIMENTO. POR ESTARMOS ATUALMENTE NO PERÍODO DE DECLÍNIO - ENTRE O QUINTO E O SEXTO RAIOS - OS ADEPTOS DO JAINISMO ACREDITAM QUE ATUALMENTE É IMPOSSÍVEL ALCANÇAR A ILUMINAÇÃO.
O SIKHISMO TAMBÉM ENSINA A REENCARNAÇÃO. COMO NO HINDUÍSMO, A LEI DO CARMA INFLUENCIA A QUALIDADE DE VIDA DOS SIKHS. PARA QUE OS SIKHS POSSAM SAIR DO CICLO DE NASCIMENTO E RENASCIMENTO, PRECISAM ALCANÇAR O CONHECIMENTO PLENO E TORNAREM-SE UNOS COM DEUS.


Fonte: http://pt-br.facebook.com/note.php?note_id=144450925573545