Olá! Sejam bem vindos!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ESPIRITÍSMO


 Histórico

"O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações.
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos espíritos, e das suas relações com o mundo corporal."
 

Codificada na França no mês de abril de 1857, pelo bacharel em letras e ciências, e professor universitário, Hippolyte Denizard Rivail (Allan Kardec), a religião Espírita prefere se identificar também como ciência de observação embasada numa doutrina filosófica.

Os espíritas ensinam que Allan Kardec é o codificador da doutrina e não o fundador, pois os fenômenos espíritas existem desde quando Deus criou o ser-humano.

Foram as americanas Magie e Katie Fox que deram início definitivo ao moderno Espiritismo. O espírito de Charles Rosna, assassinado aos 30 anos começou a se comunicar com essas irmãs. O fato teve uma divulgação tão grande que atraiu pessoas de muitos lugares.

Há mais de 15 milhões de espíritas no mundo e o número de simpatizantes desta religião é quase 4 vezes maior.

No Brasil, a primeira seção espirita registrada realizou-se no dia 17 de setembro 1865, em Salvador, Bahia, sob a direção de Luís Olímpio Teles de Menezes, que fundou nesse mesmo ano o primeiro centro espírita com o nome de Grupo Familiar do Espiritismo.

No Rio de Janeiro, surgiu no dia 2 de agosto com o nome de Sociedade de Estudos Espiríticos do Grupo Confúcio.

Dois anos depois, esses núcleos espíritas lançaram uma revista traduzida de várias obras fundamentais de Allan Kardec. Em 1883 foi fundada a revista Reformador que se tornou o órgão oficial da Federação Espírita Brasileira.

Desde então se multiplicaram os grupos e centros espíritas em todo o país.

Atualmente, a Federação Espírita Brasileira estima que há cerca de 8 milhões de adeptos do espiritismo, 30 milhões de simpatizantes, e quase 55 mil centros espalhados por todo o território nacional.

O Brasil é hoje o líder mundial do Espiritismo.


Allan Kardec

seudônimo do Dr. Hippolyte Denizard Rivail. Casou-se com a professora Amélie Gabrielle Boudet. É o codificador da doutrina espírita. Ele nasceu no dia 3 de outubro de 1804, na cidade de Lyon, França. De família católica, foi educado em país de religião protestante, onde sofreu intolerâncias religiosas que o motivaram a pensar, desde cedo, numa alternativa que visava a unificação das crenças. Estudou em Iverdum, Suíça, e foi professor de química, matemática, astronomia, fisiologia, física, retórica e anatomia comparada.

Em 1850, começou a se dedicar a estudos mais profundos de fenômenos, que começaram a chamar a atenção, a partir de 1848, nos Estados Unidos. Essas primeiras manifestações espíritas consistiam em ruídos, batidas e movimentos de objetos sem causa conhecida, que ocorriam com freqüência. Uma vez controladas, percebeu-se que se tratava de fenômenos inteligentes. Os resultados dessas observações foram recolhidos nas seguintes obras: O livro dos espíritos, publicado em Paris, em 1857, o texto base do movimento espírita Kardecista; O livro dos médiuns, publicado em 1861, aspecto experimental e científico;O Evangelho segundo o Espiritismo, publicado em 1864, a Moral; O céu e o inferno, publicado em 1865 que trata da justiça de Deus segundo o Espiritismo;A gênese, os milagres e as predições, publicado em 1868, que trata do princípio do mundo.

Só a partir de O livro dos espíritos, fundou-se o Espiritismo, que até então se constituía apenas de elementos esparsos, sem coordenação, e cujo alcance não havia sido compreendido.

O codificador, na verdade, tomou o pseudônimo de Allan Kardec para diferenciar as suas obras como autor de importantes livros de gramática, física, química, astronomia e fisiologia das obras de sistematização da doutrina espírita. Também porque acreditava ser ele a reencarnação do poeta celta Allan Kardec.

Allan Kardec morreu em Paris, vítima da ruptura do aneurisma, no dia 31 de março de 1869, com 65 anos de idade.

 Organização

ão há consenso entre os espíritas de que alguma entidade represente o pensamento do Espiritismo e a ação dos seguidores em sua totalidade.

No entanto, pela força da tradição e pelo número de membros, a Federação Espírita Brasileira (FEB), com sede em Brasília (Distrito Federal) é uma das principais referências do Espiritismo no Brasil.
E na seqüência, as federações estaduais, como a dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre outras, também desempenham o mesmo papel.
Funções

Como sociedade, grupo ou união, os espíritas agrupam-se através de um corpo administrativo formado pela presidência e diretorias, eleitos por votação, e sem cargos vitalícios.
Reuniões

Uma reunião espírita, que não é o mesmo que uma reunião mediúnica, é composta, em geral, pelo presidente da mesa e por palestrantes.
Além deles, apenas o público. Já em uma reunião
mediúnica, há pessoas em oração, um (ou alguns) médium(ns), para que o irmão desencarnado possa se manifestar, e um doutrinador, que não deve ser médium e que cumprirá a missão de se comunicar com o espírito que se manifestar.


Fundamentação Doutrinária

Texto oficial da Federação Espírita Brasileira

O QUE É ?

O Espiritismo é um conjunto de princípios e leis, revelados pelos espíritos superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,O Evangelho Segundo o Espiritismo,O Céu e o Inferno e A Gênese. É o consolador prometido que veio no devido tempo, recordar e COMPLEMENTAR o que Jesus ensinou, trazendo assim, à humanidade as bases reais para sua espiritualização.
O QUE REVELA ?

Revela conceitos novos e mais profundos a respeito de DEUS, do universo, dos homens, dos espíritos e das leis que regem a vida. Revela ainda, O QUE SOMOS, DE ONDE VIEMOS, PARA ONDE VAMOS, qual a razão da dor e do sofrimento. O Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento e do comportamento humano, por isso pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.
A PRÁTICA ESPÍRITA

Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho:

"Dai de graça o que de graça recebeste".

O Espiritismo não impõe seus princípios.
Convida os interessados em conhecê-lo, a submeter os seus ensinos ao crivo da razão, antes de aceitá-los.

A prática Espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em Espírito e Verdade.

O Espiritismo não tem corpo sacerdotal e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, velas, procissões, sacramentos, bebidas alcoólicas ou alucinóginas, incenso, talismã, pirâmide, cristais, ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.

A mediunidade, que permite a COMUNICAÇÃO DOS ESPÍRITOS com os homens, é uma faculdade que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da religião ou da diretriz doutrinatária de vida que adote.

O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza a todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização entre todos os homens, independentemente da sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social.

"O ESTUDO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC É FUNDAMENTAL
PARA O CORRETO CONHECIMENTO DA DOUTRINA ESPÍRITA."

Ritos

doutrina espírita não adota e nem usa qualquer tipo de ritos e símbolos em suas reuniões e práticas.

Por preocupar-se em analisar a essência de Deus, no capítulo I do Livro dos Espíritos, gera, no máximo, conseqüências de cunho religiosas....contudo, não possui os atributos que qualificam uma religião, como sacerdotes, rituais, liturgias, cerimônias, hierarquia...

 

AFRO-BRASILEIRAS

Batuque



Histórico

iversos cultos praticados no Brasil têm origem na África. E foram trazidos ao país pelos negros no tempo da escravidão.

As religiões afro-brasileiras se expandiram nas mais diversas regiões. Foi assim que surgiu o Batuque no Rio Grande do Sul, fruto das religiões dos povos da Costa da Guiné e da Nigéria com suas nações Jeje, Ijexá, Oyó e Nagô.
Esta religião surgiu no período de 1895 a 1935 em Porto Alegre.

O grande responsável pela difusão do Batuque foi o príncipe africano, Manoel Custódio de Almeida, que na África tinha outro nome.



Organização



Batuque é organizado de forma parecida com a estrutura familiar . O pai ou mãe são as autoridades máximas. São os pais e mães de santo que organizam a vida religiosa e em alguns casos até a parte material de seus filhos-de-santo. Os irmãos-de-santo do pai ou da mãe-de-santo são os tios.

A hierarquia do Batuque:

Bará
Ogum
Iança
Xango
Odé e Otim
Obá
Ossanha
Xapanã
Oxum

Iemanjá
Oxalá





Fundamentação Doutrinária

· Os rituais de iniciação devem ser seguidos à risca para alcançar os objetivos junto aos Orixás.

· Os Orixás são as figuras sagradas no batuque.

· Os pais e mães de santo são autoridades máximas porque são eles que coordenam a vida religiosa dos filhos de santo.

·Os animais são usados em sacrifício para a purificação.
 





Personagens



Bará



Iansã - Oiá



Obá



Odé



Ogum



Ossanha



Oxalá



Oxum



Xangô



Xangô



Xapanã



Yemanjá
Datas Importantes



Festa de Oxum 08/12/2001



Festa aos Orixás e Iemanjá 02/02/2002



Procissão de Ogum 23/04/2002