Batuque
Histórico
iversos cultos praticados no Brasil têm origem na África. E foram trazidos ao país pelos negros no tempo da escravidão.
As religiões afro-brasileiras se expandiram nas mais diversas regiões. Foi assim que surgiu o Batuque no Rio Grande do Sul, fruto das religiões dos povos da Costa da Guiné e da Nigéria com suas nações Jeje, Ijexá, Oyó e Nagô.
Esta religião surgiu no período de 1895 a 1935 em Porto Alegre.
O grande responsável pela difusão do Batuque foi o príncipe africano, Manoel Custódio de Almeida, que na África tinha outro nome.
Organização
Batuque é organizado de forma parecida com a estrutura familiar . O pai ou mãe são as autoridades máximas. São os pais e mães de santo que organizam a vida religiosa e em alguns casos até a parte material de seus filhos-de-santo. Os irmãos-de-santo do pai ou da mãe-de-santo são os tios.
A hierarquia do Batuque:
Bará
Ogum
Iança
Xango
Odé e Otim
Obá
Ossanha
Xapanã
Oxum
Iemanjá
Oxalá
Fundamentação Doutrinária
· Os rituais de iniciação devem ser seguidos à risca para alcançar os objetivos junto aos Orixás.
· Os Orixás são as figuras sagradas no batuque.
· Os pais e mães de santo são autoridades máximas porque são eles que coordenam a vida religiosa dos filhos de santo.
·Os animais são usados em sacrifício para a purificação.
Histórico
iversos cultos praticados no Brasil têm origem na África. E foram trazidos ao país pelos negros no tempo da escravidão.
As religiões afro-brasileiras se expandiram nas mais diversas regiões. Foi assim que surgiu o Batuque no Rio Grande do Sul, fruto das religiões dos povos da Costa da Guiné e da Nigéria com suas nações Jeje, Ijexá, Oyó e Nagô.
Esta religião surgiu no período de 1895 a 1935 em Porto Alegre.
O grande responsável pela difusão do Batuque foi o príncipe africano, Manoel Custódio de Almeida, que na África tinha outro nome.
Organização
A hierarquia do Batuque:
Bará
Ogum
Iança
Xango
Odé e Otim
Obá
Ossanha
Xapanã
Oxum
Iemanjá
Oxalá
Fundamentação Doutrinária
· Os rituais de iniciação devem ser seguidos à risca para alcançar os objetivos junto aos Orixás.
· Os Orixás são as figuras sagradas no batuque.
· Os pais e mães de santo são autoridades máximas porque são eles que coordenam a vida religiosa dos filhos de santo.
·Os animais são usados em sacrifício para a purificação.
Personagens | ||
Bará | ||
Iansã - Oiá | ||
Obá | ||
Odé | ||
Ogum | ||
Ossanha | ||
Oxalá | ||
Oxum | ||
Xangô | ||
Xangô | ||
Xapanã | ||
Yemanjá |
Datas Importantes | ||
Festa de Oxum | 08/12/2001 | |
Festa aos Orixás e Iemanjá | 02/02/2002 | |
Procissão de Ogum | 23/04/2002 |
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